terça-feira, 1 de setembro de 2009

O fim dos impérios


As potências econômicas no século XX foram passadas para trás pela sua própria ganância. Pensando apenas em enriquecer ainda mais e dominar os outros países dominaram povos com culturas diferentes e chegaram até a marginalizá-los, escravizá-los.
No momento de exploração levaram para o oriente seus conhecimentos, suas ideologias e seus avanços tecnológicos. A Revolução Industrial, por exemplo, espalhou-se pelo Mundo possibilitando o aumento na produtividade e também na comunicação entre países distantes. Apesar da superioridade que demonstravam, mostraram-se completamente frágeis e desorganizados ao protagonizarem duas guerras mundiais e perderam nelas tanto suas colônias quanto parte de seu povo, que servia o exército.
O que aconteceu no século XX continua até hoje. Existem países indiretamente comandados pela atual potência econômica, porém podemos ver que a força exercida pelos Estados Unidos já não é mais a mesma daquela no início da colonização. Mesmo com as indústrias e avanços tecnológicos, eles ainda necessitam de matéria-prima e acima de tudo do petróleo produzido principalmente no Oriente Médio. No século XXI, assim como no século XX, a potência necessita da “colônia” para aumentar o seu poder, ou seja, o mundo econômico é um círculo vicioso, onde todas as partes estão interligadas.

Um comentário: