segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lua Nova

Tantas coisas ruins acontecem que eu ainda acho que o melhor a se fazer é descobrir alguma coisa que realmente te dê prazer e aproveitá-la ao máximo. No meu caso, ler sempre foi uma paixão...
Unindo o útil ao agradável, descobri a saga "Crepúsculo". Livros mágicos, muito bem construídos (lidando sempre com a imaginação, o sobrenatural, o irreal) e que me fazem viajar junto com os personagens.
Há quem critique, e isso é inevitável! Também concordo que há passagens no texto que fogem demais dos limites da minha imaginação, mas é isso que me prende. Perceber como uma pessoa ( no caso, Stephenie Meyer) consegue criar uma situação tão detalhada em sua mente e passá-la para o papel... é incrível! Milhões e milhões de pessoas ao redor do Mundo, neste exato momento, estão compartilhando com ela a fantasia.
Confesso que ler os livros é muito melhor do que assistir aos filmes. Quando lemos, criamos a NOSSA imagem dos personagens, dos ambientes... quando assistimos ao filme estamos apenas visualizando a imagem que alguém já criou.
Apesar disso, estou ansiosa para assistir ao novo filme 'Lua Nova', baseado no segundo livro da saga.
Já li os quatro livros ( Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer)... agora só falta aguardar a estreia dos filmes e a publicação do quinto livro: Midnight Sun (sol da meia-noite, em português), que vai contar a história do ponto de vista do Edward e não mais da Bella.
Enquanto aguardo, fico procurando novidades na internet sobre a autora.. =)
Recomendo a leitura!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Religiosidade...

Minha mãe tentou me ensinar que política, religião e futebol não se discute, mas não adiantou nadinha!
Hoje... RELIGIÃO é o foco do post. Na realidade não religião em si, mas as ideologias pregadas através dela.
Comunicólogos sofrem na mão de políticos e de religiosos viu? ( Se formos levar em conta toda a história podemos até falar que religiosos = políticos).
Quem mandava na população antigamente? O rei. E quem mantinha alianças com o rei? A igreja! Logo, a Igreja sempre governou as sociedades.
Não estou aqui para julgar religiosidade de ninguém, só quero expor minha reflexão sobre a ligação entre nós comunicólogos e a religião. Suponhamos que um dia tenha uma guerra terrível e todos os políticos sumam da face da Terra (seria bom demais.. ai ai) .. quem tomaria o poder? A igreja... já que grande parte da população segue fielmente suas ideologias e atende suas imposições.
Por mais que religião seja colocada sempre como sinônimo de liberdade de expressão, de afeto, de salvação... é óbvio que nós não poderíamos publicar artigos que fossem de encontro com o que estava sendo pregado à população. Quem está no poder não admiti "concorrência", sabe? Quando uma mãe diz para seu filho que o bicho papão virá pegá-lo, ela não vai gostar nadinha se você aparecer e disser pra criança que bicho papão não existe!
Ou seja, independente de religião, política ou qualquer outra instituição que detiver o poder.. sempre seremos censurados se tentarmos expor ideias contrárias as que estão sendo divulgadas por eles. O importante é não abaixar a cabeça, não se deixar levar por uma frase bonita. A realidade é muito mais do que belas palavras!!

Servimos à quem deveria nos servir...

Um título forte para um post, eu confesso! Mas infelizmente é a mais pura verdade!
Pensem comigo : Qual é a real utilidade do Estado? E das ideologias?
Pois bem.. teoricamente ambos deveriam proporcionar aos cidadãos benefícios, melhorias.
Como estamos no século XXI e tudo hoje em dia tem dois lados ( o lado da teoria e o lado da prática) posso afirmar que na realidade quem serve ao Estado e às Ideologias somos nós!
Os impostos que pagamos, por exemplo. A verba proveniente deles deveria ser revertida para melhorias na condição de vida de cada contribuinte (melhores escolas PÚBLICAS, melhores rodovias, melhorias no sistema de saúde), porém não temos esse retorno! É como se investíssimos em uma ação na bolsa de valores e antes mesmo de recebermos os lucros, a empresa que tenha recebido nosso dinheiro decretar falência! Resultado : Dinheiro jogado fora!!
Cansei de falar do Estado... vi que não tem coisa boa pra falar mesmo.. vou passar para as ideologias!
A globalização...não deixa de ser uma ideologia, logo, tem que trazer benefícios para todos, certo? ERRADO!
Muita gente apóia a globalização, diz que é um avanço em todos os sentidos e tudo o mais. Poucos percebem que na verdade, a ideologia da globalização surgiu para facilitar a circulação do capital dos países centrais econômicos (EUA, por exemplo) ajudando-os a atingir novos mercados. Colocando na ponta do lápis podemos perceber que ao invés do Estado e das Ideologias servirem aos cidadãos, somos nós quem servimos ao Estado e às Ideologias...muitas vezes inconscientemente.